O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) é um desafio para a sociedade globalizada principalmente quando se refere à educação, pois seu uso vem crescendo dentro e fora das escolas, seja pelo o uso de um simples celular com acesso a internet até os mais recentes avanços como os tablets e banda larga, fatores estes que influenciam no desenvolvimento humano e social.
O constante crescimento das tecnologias vem exigindo um olhar apurado das políticas públicas, exemplo disto é o crescimento considerável do numero de computadores e internet nas escolas. Isso quer dizer que alcançar o conhecimento vai depender também do acesso das informações dispostas nas tecnologias da informação, mas isso não pode se dar de qualquer forma, os procedimentos que alavancam este objetivo têm que passar por discursão e estudos. Do que adianta uma sala cheia de computadores sem uma pessoa formada para apoiar as pesquisas?
Esta é uma área nova que pode trazer benefícios para a educação e para o desenvolvimento das tecnologias. Acesso à banda larga, conteúdo digital de qualidade, softwares educativos, principalmente para áreas exatas como Matemática, Física e Química, capacitação dos profissionais contribuem para a qualidade da educação.
No final de tudo o papel das Tecnologias da Informação deve servir como mais um instrumento na construção do conhecimento, pois elas estão presentes na vida das pessoas desde crianças. Este é um potencial que deve ser usado como agregador de competências entre professores e alunos. Ainda mais: ainda se ver professores que rejeitam a utilização de um simples Datashow por desconhecer sua justificativa educacional, saber utilizar os recursos disponíveis é essencial para que o docente exerça seu papel como disseminador do conhecimento.
Rubenilson Costa Novaes
Nenhum comentário:
Postar um comentário