segunda-feira, 23 de abril de 2012

Atividade 1.4 levantamento das tecnologias existentes na escola e dos modos como são utilizados.

Escola observada: C. E. Jerusa da Silva Rabelo
Professores entrevistados: Jefferson Freitas, Junivaldo Mendonça, Telma Freitas, Dino Silva e Marluce Sousa.
Observando a escola observei que a mesma dispunha de vários itens ainda não sabidos nem por mim que sou a três anos trabalhando na mesma. A lista completa dispõe de:
03 televisores
02 DVDs
01 retroprojetor
12 computadores com acesso a internet
03 micros system
01 notebook disponível para o professor
01 sala de vídeo apropriada
01 máquina fotográfica
Dos materiais acima os mais utilizados pelos professores entrevistados, são os computadores, com o auxílio do retroprojetor. Segundo os mesmos, suas aulas são preparadas em slides ou arquivos de textos e fotos para que seu conteúdo seja melhor demonstrado, utilizando ainda vídeos, músicas e filmes.
Os computadores com acesso a internet são utilizados quando é necessária uma pesquisa acerca de determinados trabalhos e apresentações.
A máquina fotográfica é utilizada para gravar documentários pelos alunos ou deixar gravados os trabalhos realizados na escola.
Todos os professores concordam que as tecnologias são bem vindas em suas aulas, pois visam enriquece-las de forma a deixa-las mais atrativas e objetivas por se tornar mais fácil sua contextualização.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Uso das Teconologias da Informação (Atividade 1.1)


O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) é um desafio para a sociedade globalizada principalmente quando se refere à educação, pois seu uso vem crescendo dentro e fora das escolas, seja pelo o uso de um simples celular com acesso a internet até os mais recentes avanços como os tablets e banda larga, fatores estes que influenciam no desenvolvimento humano e social.
O constante crescimento das tecnologias vem exigindo um olhar apurado das políticas públicas, exemplo disto é o crescimento considerável do numero de computadores e internet nas escolas. Isso quer dizer que alcançar o conhecimento vai depender também do acesso das informações dispostas nas tecnologias da informação, mas isso não pode se dar de qualquer forma, os procedimentos que alavancam este objetivo têm que passar por discursão e estudos. Do que adianta uma sala cheia de computadores sem uma pessoa formada para apoiar as pesquisas?
Esta é uma área nova que pode trazer benefícios para a educação e para o desenvolvimento das tecnologias. Acesso à banda larga, conteúdo digital de qualidade, softwares educativos, principalmente para áreas exatas como Matemática, Física e Química, capacitação dos profissionais contribuem para a qualidade da educação.
No final de tudo o papel das Tecnologias da Informação deve servir como mais um instrumento na construção do conhecimento, pois elas estão presentes na vida das pessoas desde crianças. Este é um potencial que deve ser usado como agregador de competências entre professores e alunos. Ainda mais: ainda se ver professores que rejeitam a utilização de um simples Datashow por desconhecer sua justificativa educacional, saber utilizar os recursos disponíveis é essencial para que o docente exerça seu papel como disseminador do conhecimento.  
Rubenilson Costa Novaes